sábado, 7 de agosto de 2010

“A Sociedade e os Socialmente Excluídos”

Somente no Brasil, aproximadamente 0,6% á 1% da população vive nas ruas, (dados do Ministério de Desenvolvimento Social), isso equivale cerca de 1 a 1,8 milhões de pessoas. Pessoas que não possuem identidades, totalmente excluídas do sistema por diversos problemas como alcoolismo, drogas, doenças mentais, desavenças com familiares, desemprego, desilusão com a vida entre outros. Uma pesquisa feita pelo Ministério Social e Combate a Fome mostra que: entre 32 mil moradores de rua, 74% sabem ler e escrever, 48% concluiu o ensino fundamental, 5% tem curso superior incompleto e 2% completaram o curso superior e falam outros idiomas.


Você está chocado?
Sentiu um aperto no coração?
De repente passou pela sua cabeça que poderia ser você nesta situação?
Por um instante percebeu que não tem feito nada para mudar isso?

Que de repente, tudo o que você critica, ou reclama não é nada comparado a situação de quem vive nas ruas?
Tenha calma, não se cobre tanto ainda, o estado tem feito: “A PARTE DELE”.
Em São Paulo, a prefeitura instalou rampas “contra morador de rua” nas extremidades subterrâneas da Avenida Paulista. O piso é “chapiscado”, tornando-o mais áspero e incômodo para quem tentar dormir lá, existe a denúncia de que as equipes de limpeza urbana da prefeitura jogam água nos cobertores dos moradores de rua, numa tentativa de afastar este pessoal da região onde dormem. Segundo os responsáveis, a limpeza é necessária, pois a imundície destes locais é grande e a população reclama. Em 2007, durante a visita do papa Bento XVI, foram retirados por assistentes sociais da prefeitura todos os moradores de rua das imediações onde o papa ficou hospedado e do trajeto que iria percorrer, para criar um cenário mais bonito.



“O que a palavra de DEUS fala em relação a atitude a ser tomada por nós diante de tal situação?”

Lucas-10:25- 37


Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo
Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele.
Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

“O ser religioso faz todo seu ritual para mostrar aos homens o que ele é, ou diz ser! Mas no seu interior está escondido um coração que ninguém vê, longe de DEUS. JESUS ensina aos sacerdotes ou servos que a “MISERICÓRDIA” é o maior dos sacrifícios.”
É essencial o jejum e a oração que o “SERVO” oferta no altar do Senhor, mas é preciso ter um propósito para com o seu próximo.

Mateus-23:23 - Misericórdia: É um sentimento doloroso causado pela miséria de outrem. É se colocar no lugar do outro. Ter compaixão, pena; piedade; dó.

Marcos-9: 22 - E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.Mísero: Alguém vazio, sem fé, doente do corpo e da alma, preso, arrasado, perdido, quase morto, que não tem nada de bom dentro de si. A obra do Servo: Tem que ser completa pela fé em Jesus, com amor, com bondade, mansidão e ser misericordioso, para ajudar a despertar em seu próximo à fé para se converter dos seus maus caminhos e vir para Deus - “depender do Eterno Salvador”, e se entregar de corpo e alma. Isto é, deixar para trás aquilo que sou “O Eu” ,viver para agradar a Deus, esvaziando-se para dedicar-se a serviço do meu próximo. Ser útil na Obra do Reino de Deus, servindo a todos.


Mateus-9:13Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.


Mateus-20:27E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.


Deus abençoe a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário